segunda-feira, 23 de junho de 2014

PRIMEIROS PASSOS DA OBRAS MISSIONÁRIAS EM CACIMBINHAS-AL


Reuniram-se neste ultimo final de semana 21 e 22/06, jovens e representantes da comunidade de Minador do Lúcio em Cacimbinhas-AL, para o encontro de apresentação da Infância, Adolescência e Juventude Missionária POM motivado pela presença anterior de lideranças jovens locais no ELJUMI Nível 1 que ocorrera em maio do mesmo ano.

O encontro contou com assessoria de Lucas Ferro (Coordenador Estadual da obra) e Irmã Ana Ferreira (Coordenação Diocesana) que motivaram os presentes a assumirem responsavelmente seu compromisso missionário de batizados, apresentando as diferentes atividades animadas pelas POM.

Irmã Ana Ferreira menciona que “Enquanto Missionários devemos estar com Cristo para doá-lo aos demais, assim como Santa Terezinha patrona das missões, que até seus últimos momentos ofereceu-se em favor de uma igreja missionária, declarando que no coração da Igreja queria ser o amor”.

O pároco, Padre Damião, ressalta que o ser missionário é natureza da Igreja e dever de todos, a missão dá sentido a vida e motiva a ir além. Assim retomamos o convite de Cristo a ir às águas mais profundas.


Ao fim do encontro a proposta de implantação foi aceita pelos presentes, e a Infância, Adolescência e Juventude Missionária iniciaram seus primeiros passos na paróquia com o planejamento e organização das primeiras reuniões de forma conjunta com os assessores.

Por: Comunicação JM Alagoas




terça-feira, 17 de junho de 2014

FORMAÇÃO MISSIONÁRIA ANIMA JUVENTUDE DE OLIVENÇA-AL



 
 No último final de semana 14 e 15 de Junho, realizou-se um grande encontro de formação missionária na Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Olivença-AL, contando no sábado com a Juventude Missionária (POM) que refletiu seu carisma, identidade e espiritualidade, e no domingo com cerca de 100 jovens pertencentes a 11 grupos advindos de diversas comunidades que se reuniram no Centro Bíblico para estudar e partilhar a exortação apostólica Evangelli Gaudium.

O encontro contou com a assessoria do coordenador estadual da Juventude Missionária (POM), o jovem Lucas Ferro, que provocou os presentes a abrirem os olhos e enxergarem o Cristo que está no outro, o Deus que se faz presente no irmão. “Não podemos pensar na missão como um ato esporádico, mas sim nos reconhecer como missão”, afirmou Lucas. Em segundo momento, o assessor refletiu com os presentes a Exortação apostólica EVANGELLI GAUDIUM (Alegria do Evangelho) que direciona também a luz de Aparecida, a Igreja a viver sua natureza missionária, uma vez que existe como ferramenta para que a missão deixada por Cristo se manifeste.

O Pároco, José Petrônio, esteve junto aos jovens durante a manhã e ressaltou aos jovens para que solidifiquem ainda mais o trabalho missionário na paróquia. “É importante que cada jovem viva verdadeiramente a sua fé, só o jovem é capaz de ir ao encontro de outro jovem, vão sem medo, com a alegria que é própria da juventude”, ressaltou.

Para o Jovem Missionário Jackson Rodoufo, o encontro o motivou os jovens a viverem a missão, a irem ao encontro, a partilharem suas vidas. “O real sentido da missão, se manifestará no caminhar, no pós encontro, que sejamos discípulos missionários sem fronteiras, que vão aonde necessário para partilhar o amor de Cristo” completa ele.

O encontro foi finalizado com a santa missa, porém algo inquietava os jovens, era a necessidade de ir ao encontro do Cristo nas periferias humanas, e com essa motivação se reuniram no dia seguinte, e foram a um bairro carente, vivenciando lindos momentos de partilha e a alegria do evangelho.

“Durante essas visitas pude enxergar o quanto tantos ao nosso redor necessitam de nós, e como jovem missionária posso ajudar ao outro partilhando: a vida, o amor, Cristo” ressalta Daniela Lima.

Comunicação JM Alagoas




terça-feira, 10 de junho de 2014

JOVENS MISSIONÁRIOS SEMPRE SOLIDÁRIOS TAMBÉM EM CRAÍBAS-AL



Neste domingo de pentecostes 08/06, os jovens da Paróquia Nossa Senhora da Conceição participaram do Encontro de Formação e Implantação da Juventude Missionária POM, onde ao conhecerem o carisma, metodologia, identidade e perfil da atividade pertencente a Pontifícia Obra da Propagação da Fé, acolheram com entusiasmo a proposta de iniciar o trabalho missionário nas respectivas comunidades.

O encontro foi assessorado pelo coordenador Estadual/Diocesano da JM, Lucas Ferro, que fez questão de ressaltar “ser jovem missionário é viver o discipulado, que ao ser chamado pelo mestre o segue, e como missionário vai aonde é enviado, aonde é necessário”.

Para o pároco, Pe. Benedikt Lennartz, a juventude missionária se mostra como uma grande esperança, uma vez que tem método dinâmico, que gera uma formação mais firme, uma vez que tem organização não somente paroquial, mais mundial. Ele espera que traga consigo novas perspectivas para o trabalho da juventude em Craíbas e gere bons frutos.

Finalizou-se o encontro com articulação do serviço de animação missionária em 4 comunidades, onde outras 4 se encontram em processo de articulação. “Que o amor pela missão, pela doação em prol do outro estimule a comunidade da Paróquia de Craíbas, a partilhar a vida”.

Comunicação JM Alagoas

DIOCESE DE PENEDO CELEBRA 171 ANOS DE IAM

JUVENTUDE MISSIONÁRIA AGORA EM TANQUE DARCA-AL



A convite do pároco, Pe. Niraldo José dos Santos, a juventude da cidade de Tanque Darca se reuniu no sábado 31/05 na Capela Nossa Senhora Mãe do Povo para conhecer a Juventude Missionária POM.

 

Para apresentação do serviço de animação missionária pertencente a Pontifícia Obra da Propagação da Fé, contou-se com a presença do Coordenador Estadual/Diocesano, o jovem Lucas Ferro, que dinamizou o perfil, metodologia, carisma e identidade do referido.

 

“Os jovens que participaram do encontro mostraram em seus rostos o entusiasmo e a necessidade em serem úteis ao próximo, rompendo as barreiras físicas e situacionais”, ressaltou Lucas.

 

A juventude missionária tem uma ação importante na evangelização dos jovens, das famílias ressalta o Padre Niraldo, “uma paróquia que tem a juventude missionária está rica, uma vez que exerce sua natureza missionária” finaliza ele.

 



Com um caloroso sim ao final do encontro de apresentação os jovens decidiram abraçar a causa JM, e a jovem Clécya Dayana, que fará parte da coordenação do grupo, espera que venham cada vez mais jovens para a obra, e que possam fazer um serviço missionário satisfatório na comunidade, além de colaborar com o mundo seja com ações, seja com orações.

 

 

 

 

Comunicação JM Alagoas